O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Município de Anápolis foi intimado para participar de uma audiência de conciliação nesta quinta-feira (5), às 10h, no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, em Goiânia, Goiás. O encontro busca negociar o acordo coletivo de trabalho 2024/2025, envolvendo salário e benefícios para os trabalhadores do transporte coletivo da cidade.
Além do sindicato, também foram convocados para a audiência a empresa Urban Mobilidade Urbana e o Município de Anápolis. A iniciativa ocorre após a suspensão, no último final de semana, da greve dos trabalhadores do transporte coletivo, determinada por medida judicial.
Segundo o presidente do sindicato, Adair Rodrigues – conhecido como "O Arrojado", a participação na audiência está confirmada, mas qualquer decisão sobre a negociação será debatida posteriormente em assembleia geral com os associados.
"Os associados serão consultados em assembleia na sede do SITTRA antes de qualquer posicionamento definitivo", afirmou Adair.
Paralização no transporte público de Anápolis, funcionarios cruzaram os braços durante assembleia dentro do terminal em fevereiro de 2024 (Foto: Victor Santos)
O presidente destacou que as negociações têm sido complicadas, especialmente porque o compromisso firmado anteriormente era de não atrasar mais os debates, considerando que a data-base é 1º de junho.
"Apesar das dificuldades, estamos firmes. Não abriremos mão da dignidade dos nossos associados e muito menos do pagamento retroativo", declarou.
Adair também alertou sobre a atuação de pessoas com segundas intenções dentro da categoria, buscando dividir o movimento. Ele reforçou que o sindicato é o único órgão com competência para negociar os salários.
"A diretoria do sindicato não se responsabiliza por trabalhos paralelos que não beneficiam a categoria e orienta os trabalhadores a permanecerem unidos em torno das decisões tomadas em assembleias gerais", concluiu.
- Por SITTRA
- Foto: Victor Santos