Após audiência de mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Município de Anápolis (SITTRA) decidiu manter o compromisso de negociação com a empresa URBAN – Mobilidade Urbana de Anápolis e com o poder público municipal, sem novas paralisações até a próxima reunião, marcada para sexta-feira (4), às 14h. A paralisação, que começou na madrugada de segunda-feira (30), foi suspensa ainda na noite do mesmo dia, e os ônibus voltaram a circular normalmente nesta terça-feira (1º).
O movimento foi motivado pela ausência de contrapropostas da empresa às reivindicações da categoria, que estão em discussão desde maio. Segundo o SITTRA, a adesão dos trabalhadores ocorreu de forma espontânea diante do impasse prolongado nas negociações.
Durante a audiência realizada na manhã desta terça-feira (1º), o SITTRA apresentou formalmente sua pauta, que inclui: reajuste salarial de 10%, reposição de perdas acumuladas em 20%, aumento de 15% nos tíquetes alimentação e desjejum, pagamento dos tíquetes nas férias, auxílio de R$ 200 para trabalhadores que iniciam a jornada antes do horário do transporte público, adicional de 20% para motoristas que acumulam a função de cobrador, abono de cinco dias de férias para empregados assíduos e aumento para R$ 150 no valor de troco transportado.
Paralisação no transporte público foi suspensa na noite de segunda-feira (30), após reunião com a empresa; os serviços retornaram normalmente na manhã desta terça-feira (1°) (Foto: Victor Santos)
O presidente do sindicato, Adair Rodrigues dos Santos, afirmou que a suspensão da paralisação foi uma decisão responsável para permitir o avanço das tratativas, que só aconteceram após o ato de paralisação.
“Esperamos que a mediação traga resultados concretos. Nosso compromisso é com os nossos associados e com o diálogo, dentro da data-base. Não é nosso interesse paralisar o sistema novamente, porém aguardamos uma conciliação à altura dos nossos trabalhadores”, afirmou.
Representantes da empresa, da Prefeitura de Anápolis e da Agência Reguladora do Município (ARM) informaram que estão em fase final de estudos para viabilizar propostas, mas ainda não apresentaram soluções formais. O Ministério Público do Trabalho sugeriu um reajuste provisório com base na inflação, mas representantes da agência reguladora alegaram não ter autorização para garantir qualquer índice de aumento até o momento.
Com a retomada total dos serviços nesta terça-feira e o compromisso do sindicato de aguardar a próxima audiência sem novas paralisações, a expectativa é que a próxima rodada de negociações traga respostas às demandas da categoria. O SITTRA segue mobilizado e acompanhará de perto o cumprimento dos encaminhamentos discutidos.