A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso de Anápolis – 3ª DRP, deflagrou na manhã de sexta-feira (23) a Operação Sant’Ana. De acordo com a polícia, 23 denúncias de crimes contra idosos foram investigadas. Os delitos envolvem maus-tratos, desvio de aposentadoria e violência física e psicológica. Além da região urbana, a investigação abrangeu também as zonas rurais dos distritos de Goialândia, Interlândia e Souzânia.
Na operação três pessoas foram presas em flagrante. Entre os detidos está uma mulher de 37 anos, filha de uma idosa de 81 anos, acusada de agressão física e psicológica. Um neto de 22 anos, detido por apropriação indébita da aposentadoria do avô, de 88 anos, encontrado em condições alarmantes de desnutrição e abandono, alimentando-se apenas de bananas e mantido trancado sozinho. Além disso, um homem de 27 anos, genro de uma idosa de 84 anos, foi preso sob a acusação de se apossar da casa da vítima, desviando seus benefícios previdenciários e submetendo-a a maus-tratos.
Segundo a polícia, durante a ação, um idoso precisou de atendimento médico urgente e foi encaminhado para um abrigo. Já outros quatro idosos foram retirados dos lares e colocados sob os cuidados de familiares, afastados dos agressores.
Dos 23 alvos investigados, a operação confirmou a 18 casos de maus tratos. De acordo com os agentes, serão iniciados agora inquéritos policiais para determinar a responsabilidade criminal dos envolvidos. Segundo a Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso de Anápolis – 3ª DRP, a operação Sant’Ana reforça o compromisso das autoridades em combater a violência contra idosos e garantir a proteção dos mais vulneráveis na sociedade.
Confira imagens dos locais:
Fotos: Polícia Civil