Os proprietários de veículos inadimplentes com o Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 em Goiás podem parcelar o débito em até seis vezes. A opção, que inclui acréscimos legais, como juros e multa, está disponível no site da Secretaria da Economia, mas, por enquanto, abrange apenas veículos com placas finais 1 e 2. A liberação para os demais finais de placas ocorrerá gradualmente, com previsão de inclusão ao longo de janeiro.
Para aderir ao parcelamento, os contribuintes devem acessar o portal da Secretaria da Economia, selecionar a opção “Pagar ou Parcelar Tributos” e clicar em “Parcelamento do IPVA”. Após informar a placa e o Renavam do veículo, é possível simular os valores das parcelas e concluir a solicitação.
O serviço pode ser realizado de forma totalmente virtual para os débitos de IPVA, ICMS e ITCD (Foto: Victor Santos)
Atualmente, cerca de 600 mil veículos com o IPVA 2024 vencido estão registrados no sistema da Secretaria. Apesar da possibilidade de parcelamento, é importante destacar que o pagamento do IPVA não quita automaticamente o licenciamento anual ou eventuais multas de trânsito. Esses débitos devem ser pagos separadamente por meio do site do Detran-GO, que também emite o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
O Detran-GO alerta que conduzir um veículo sem licenciamento configura infração gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sujeitando o motorista a multas e retenção do veículo.
Para os veículos com os demais finais de placas, o parcelamento do IPVA atrasado será liberado apenas após a transferência dos débitos para o sistema, processo que pode levar até 90 dias após o vencimento da cota única. Essa medida faz parte de um esforço do governo estadual para facilitar a regularização de débitos e evitar penalidades aos contribuintes.
- Victor Santos
- Foto: Reprodução