Os goianos devem permanecer em alerta nesta segunda-feira (09) para a possibilidade de chuvas intensas e tempestades em diversas regiões do estado, conforme boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). O órgão aponta um risco potencial de precipitações entre 20 a 30 mm/h ou até 40 mm/dia, acompanhadas de rajadas de vento que podem atingir 50 km/h.
Entre terça (10) e quarta-feira (11), o avanço de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil deve intensificar as tempestades, aumentando o volume de chuvas e os ventos na região.
Para esta segunda, as regiões Leste e Central de Goiás deverão registrar os maiores volumes pluviométricos, alcançando 15 mm, enquanto as demais áreas devem ficar na média de 10 mm.
Entre as cidades com os maiores índices previstos estão Goiânia, Cristalina e Bela Vista, com 5 mm de precipitação. Anápolis, Jataí, Itumbiara, Goiandira, Três Ranchos, Flores de Goiás, Iporá, Araguapaz e São João da Paraúna deverão registrar cerca de 4 mm. Porangatu e Rio Verde terão médias de 3 mm, e outras localidades, como Ouvidor, Cumari, Ipameri, Nova Aurora, Formosa e Rubiataba, devem alcançar 2 mm.
O Cimehgo recomenda atenção redobrada em áreas suscetíveis a alagamentos, enxurradas e deslizamentos, especialmente nas regiões com volumes mais significativos de chuvas.
- Victor Santos
- Foto: Reprodução