Offline
MENU
Inmet emite alertas de tempestade e chuvas intensas para sete estados do Brasil
Tempo
Publicado em 03/12/2024

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas meteorológicos de severidade nesta semana, abrangendo diversas regiões do Brasil. Um dos avisos, com grau de severidade classificado como "perigo", prevê tempestades em sete estados: Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. O alerta segue válido até as 10h desta quarta-feira (4).

A previsão para essas áreas inclui chuvas de 30 mm a 60 mm por hora ou entre 50 mm e 100 mm por dia, ventos fortes variando entre 60 km/h e 100 km/h e a possibilidade de queda de granizo. Os riscos associados são cortes de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e danos em plantações. 

Entre as regiões afetadas estão Centro Goiano, Triângulo Mineiro, Metropolitana de Curitiba, Zona da Mata, Sul Fluminense, entre outras localidades, abrangendo áreas metropolitanas e rurais. 

O Inmet orienta que, em caso de ventos intensos, a população evite abrigar-se sob árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres ou placas de propaganda. “Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193)”, alerta o órgão.

 Mapa metereológico do INMET (Foto: Captura)

 

Chuvas intensas com perigo potencial 

Um segundo alerta do Inmet, classificado como "perigo potencial", prevê chuvas intensas para outras partes do país até o mesmo horário. A previsão indica precipitações de 20 mm/h a 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, além de ventos entre 40 km/h e 60 km/h. Há riscos menores, como queda de galhos de árvores, alagamentos localizados e descargas elétricas. 

As áreas impactadas pelo segundo aviso incluem, além de algumas já citadas, localidades como Leste Goiano, Sul Cearense, Vale do Acre, Sertão Paraibano, Sul Maranhense, Norte Goiano, Distrito Federal e Extremo Oeste Baiano, entre outras. 

A população é orientada a redobrar os cuidados, especialmente em áreas de risco de alagamento ou quedas de estruturas. O alerta reforça a importância de medidas preventivas para minimizar danos e garantir a segurança em caso de intempéries severas.

 

logo Agência Brasil

- Foto: Reprodução

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online