Um dos cometas mais importantes a passar perto da Terra neste século, apelidado de "Cometa do Século" (C/2023 A3), estará mais visível durante o mês de outubro. A máxima aproximação do cometa ocorrerá no domingo, 13 de outubro, a uma distância de aproximadamente 70,7 milhões de quilômetros da Terra, segundo o pesquisador Filipe Monteiro, do Observatório Nacional (ON).
Durante agosto e setembro, o cometa esteve ofuscado pelo brilho do Sol, mas a partir de meados de outubro, poderá ser observado mais nitidamente logo após o pôr do sol. A visibilidade a olho nu ainda não está garantida, sendo possível que binóculos ou telescópios sejam necessários para uma observação mais clara.
Para obter uma boa visão, especialistas recomendam observar o cometa em locais afastados da poluição luminosa, com o horizonte leste livre ao amanhecer, por volta das 4h30, ou após o pôr do sol no horizonte oeste. O fenômeno poderá ser testemunhado em todo o Brasil, conforme o cometa transita pelas constelações do Sextante, Serpente e Ofiúco.
O cometa C/2023 A3, também conhecido como Tsuchinshan-ATLAS, foi apelidado de "Cometa do Século" devido ao brilho intenso, comparável ao cometa Hale-Bopp, um dos mais brilhantes do século 20.
Foto: Marcello Casal
