Offline
MENU
Número de desaparecidos após queda de ponte no Rio Tocantins sobe para 16
Brasil
Publicado em 23/12/2024

O número de desaparecidos após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, sobre o rio Tocantins, chegou a 16, de acordo com informações da Defesa Civil de Estreito (MA) divulgadas nesta segunda-feira (23). Uma pessoa morreu e outra está hospitalizada. O acidente ocorreu na tarde de domingo (22), quando o vão central da ponte, localizada na BR-226, cedeu, derrubando pelo menos 10 veículos, incluindo caminhões, automóveis e motocicletas.

 

Ação do governo e autoridades locais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em uma rede social, que acompanha com atenção os desdobramentos do acidente e prestou solidariedade às famílias das vítimas. O ministro dos Transportes, Renan Filho, está no local junto com os governadores do Maranhão, Carlos Brandão, e do Tocantins, Wanderlei Barbosa, para coordenar as ações de resgate e avaliar a construção de uma ponte provisória pelo Exército.

“Além de vistoriar a ponte, começaremos a apurar responsabilidades e planejar medidas para restabelecer essa importante conexão entre os estados”, disse o ministro. O governador Carlos Brandão decretou estado de emergência na região e garantiu apoio às famílias atingidas, enquanto Wanderlei Barbosa reforçou o compromisso com o resgate e a reestruturação.

 

Suspensão das buscas e riscos de contaminação

As buscas foram suspensas devido à possibilidade de contaminação da água do rio Tocantins por produtos químicos transportados nos caminhões envolvidos no acidente. As secretarias de Meio Ambiente do Maranhão e Tocantins alertaram a população para evitar o consumo de água e banhos no rio. No Maranhão, a recomendação inclui municípios como Imperatriz, Porto Franco e Campestre.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) interrompeu temporariamente a captação e o tratamento de água em Imperatriz e está mobilizando caminhões-pipa para atender locais públicos essenciais, como unidades de saúde e delegacias.

 

Rotas alternativas e impacto no tráfego

Com a interdição total da BR-226, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) divulgou rotas alternativas para motoristas. No Tocantins, usuários devem seguir pela estrada Darcinópolis-Luzinópolis, chegando à BR-230 e seguindo até São Bento. Já no Maranhão, o trajeto inclui a BR-226 em Estreito e a BR-010 a partir de Porto Franco até Imperatriz.

 

 

Veja vídeo da queda da ponte:

logo Agência Brasil

- Foto: Pref. de Estreito

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online