A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização dos azeites das marcas Serrano e Cordilheira no Brasil. A medida foi publicada na Resolução nº 3.508, de 20 de setembro, divulgada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (24). Os azeites, classificados como extra virgem com 0,5% de acidez, foram importados por empresas sem o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que impossibilita garantir a segurança e qualidade dos produtos, segundo a Anvisa.
Além da proibição dos azeites, a Anvisa suspendeu a venda e determinou o recolhimento do lote 030424158 de coco ralado da marca Coco & Cia, após detectar a presença de dióxido de enxofre em quantidade superior ao permitido. Esse conservante pode causar reações adversas em pessoas sensíveis.
Leia também: Grupo suspeito de prescrever derivados de maconha e drogas alucinógenas é alvo de operação policial
Em nota, a fabricante Coco & Cia afirmou que já havia retirado o lote do mercado no final de julho, após ser notificada pela Anvisa, e expressou surpresa com a resolução recente, uma vez que, segundo a empresa, o problema já havia sido resolvido.
A Agência Brasil tentou contatar as marcas Serrano e Cordilheira, mas não obteve resposta até o momento.
Foto: Reprodução/ Canva