A “Operação Cidade Limpa” foi lançada nesta quarta-feira (8) no bairro Recanto do Sol, em Anápolis, com o objetivo de promover melhorias urbanas e serviços de infraestrutura. O mutirão, que reúne representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipais, conta com a participação de equipes das secretarias de Infraestrutura, Saúde, Habitação e da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT). As ações na região seguem até sábado (11).
A primeira etapa da operação contempla exclusivamente a Grande Recanto do Sol, mas a gestão municipal pretende estender os serviços a outros bairros de Anápolis. Inicialmente, a expansão deve ocorrer na região Norte da cidade.
Entre as atividades programadas estão roçagem, limpeza urbana, remoção de entulhos, reparos em vias por meio do tapa-buracos, manutenção da drenagem urbana, pintura, sinalização e ações de vigilância sanitária. Moradores foram orientados a deixar entulhos próximos às lixeiras para facilitar o recolhimento pelas equipes responsáveis.
Embora houvesse expectativa de participação de detentos do Presídio Estadual de Anápolis no mutirão, a Prefeitura informou que os trabalhos iniciais estão sendo realizados por funcionários da Quebec. A parceria com a corporação penal foi firmada, mas será implementada em ações futuras. A penitenciária local possui capacidade para abrigar até 300 internos, alguns dos quais devem ser incorporados a essas atividades em breve.
A Operação Cidade Limpa também inclui iniciativas como fiscalização de posturas, avaliação da iluminação pública e reparos urbanos, visando melhorar a qualidade de vida dos moradores e a infraestrutura da cidade.
- Victor Santos
- Foto: Victor Santos