O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás alertou para a previsão de chuvas intensas nas semanas que antecedem o Natal e o Ano Novo. Segundo André Amorim, gerente do órgão, o clima nos próximos dias será caracterizado por calor, alta umidade e o avanço de frentes frias, fatores que favorecem tempestades típicas do verão.
“Teremos uma combinação de calor e umidade, com o avanço de uma frente fria entre sexta e sábado, possibilitando chuvas intensas. Tanto na semana do Natal quanto na do Ano Novo, há tendência de pancadas de chuva acompanhadas de rajadas de vento e raios”, explicou André Amorim em entrevista à Rádio São Francisco.
O meteorologista destacou que a estação do verão, que se inicia oficialmente no próximo sábado, trará uma instabilidade recorrente, com tempestades que podem acontecer repetidamente.
“Aconteceu uma vez, vai acontecer outras e outras. É importante que nosso ouvinte tome cuidado, especialmente com descargas atmosféricas, que já causaram acidentes fatais, como em Goianésia, onde duas pessoas perderam a vida recentemente por causa de raios”, alertou Amorim.
Dicas para o final de ano
André Amorim reforçou a necessidade de atenção para quem planeja eventos ao ar livre ou viagens no período festivo.
“A sugestão é evitar programar eventos externos, porque essas chuvas podem surgir de repente e atrapalhar as comemorações. Para quem vai viajar, o ideal é priorizar os deslocamentos durante o dia, planejando-se com antecedência para evitar imprevistos”, disse o meteorologista.
Ele também chamou a atenção para os horários mais propensos às chuvas, especialmente no período da tarde, quando o calor acentua a formação de nuvens carregadas.
“As máximas e mínimas não estão tão baixas, o que funciona como combustível para tempestades”, afirmou Amorim.
Condições climáticas e previsão estendida
De acordo com o especialista, Goiás atravessa uma fase de neutralidade climática, sem a influência direta de El Niño ou La Niña, mas com condições que favorecem o avanço de frentes frias.
“Apesar da neutralidade, o Oceano Atlântico mais quente e o Pacífico um pouco mais frio têm contribuído para a formação de chuvas volumosas em Goiás e em outros estados, como Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo”, analisou.
Por fim, o meteorologista deixou um importante alerta para motoristas que planejam viajar sob condições de chuva.
“Fique atento às condições das vias e redobre os cuidados para evitar acidentes. Planeje-se bem para as viagens e evite deixar tudo para a última hora”, concluiu André Amorim.
- Victor Santos
- Foto: Victor Santos