Offline
MENU
Prefeitura de Anápolis inaugura UPA da Mulher com estrutura completa e foco em atendimento feminino
Saúde
Publicado em 18/12/2024

A Prefeitura de Anápolis inaugurou na noite desta terça-feira (17), às 19h, a UPA da Mulher Anapolina Jamel Cecílio, a primeira Unidade de Pronto Atendimento específica para mulheres no município. O complexo oferecerá, além de pronto atendimento, serviços ambulatoriais e de acolhimento a vítimas de violência doméstica, integrando a Casa da Mulher Anapolina Fernanda Moreira Alves Constante.

Com a expectativa de atender cerca de 9 mil pacientes mensalmente, a unidade visa desafogar a UPA Alair Mafra, localizada na Vila Esperança. “Esta inauguração é um marco para o município, sobretudo para as mulheres, que ganharão a melhor unidade de saúde, o melhor e mais completo complexo de cuidado com elas de todo o país. Esse é um grande legado que deixaremos para a saúde de Anápolis”, afirmou o prefeito Roberto Naves.

 

Estrutura completa e atendimento 24h

O espaço de 2,4 mil metros quadrados substitui o antigo Hospital Municipal Jamel Cecílio, fechado anteriormente por não atender às exigências da Vigilância Sanitária. A nova UPA da Mulher conta com consultórios médicos e de enfermagem, 20 leitos divididos entre as salas verde, amarela e vermelha, sala de medicação, raio-x, repouso e farmácia.

Além disso, as instalações elétricas e hidrossanitárias foram completamente substituídas, a cobertura foi renovada com materiais de alta durabilidade e duas brinquedotecas foram construídas para acomodar os filhos das pacientes durante os atendimentos.

 

Unidade de Saúde da Mulher e Casa da Mulher

Integrada ao complexo, a Unidade de Saúde da Mulher Dr. Cláudio Paiva conta com vestiários, sala de triagem, farmácia, sala de mamografia, ultrassonografia, consultórios médicos e salas de psicologia e nutrição. De acordo com o secretário de Saúde, Aladim Nepomuceno, a unidade oferecerá consultas ginecológicas clínicas e de alto risco, obstetrícia, planejamento familiar, inserção de DIU e acompanhamento com psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas.

A Casa da Mulher Anapolina Fernanda Moreira Alves Constante, também parte do complexo, atenderá mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência doméstica. O espaço contará com triagem, apoio jurídico, atendimento psicossocial, dormitório, copa e miniauditório. "Neste espaço, todas as mulheres serão acolhidas, junto com seus filhos, recebendo o suporte necessário, inclusive jurídico", explicou a primeira-dama Vivian Naves

 

- Da Redação

- Foto: Pref. de Anápolis

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online