Henrique Maurício Fanstone, médico e figura de destaque na história do tradicional Hospital Evangélico Goiano (HEG), faleceu nesta quinta-feira (5), em Anápolis, aos 98 anos. Ele era filho dos fundadores da instituição, James Fanstone e Ethel Marguerite Peatfield, conhecida como Dona Deise, que ajudaram a construir um dos pilares da saúde em Goiás.
Fundado em 1927, o HEG se consolidou como uma das mais importantes instituições hospitalares particulares do estado. Em 2022, ao completar 95 anos de atuação, o hospital foi adquirido pela Associação Educativa Evangélica, entidade responsável pela gestão da Universidade Evangélica de Goiás e de outras instituições de ensino.
Além de sua trajetória na medicina, Henrique Maurício Fanstone também se destacou na política, ele já foi vice-prefeito de Anápolis, vereador e deputado federal por dois mandatos.
Ele faleceu no próprio Hospital Evangélico Goiano, mas a causa da morte não foi divulgada. A partida de Henrique Fanstone marca o encerramento de um ciclo significativo na história de uma das famílias mais influentes nas áreas da saúde e política em Goiás.
- Victor Santos
- Foto: Reprodução