Moradores de uma residência na Avenida Ferroviário Braulino dos Reis, no bairro Jundiaí Industrial, em Anápolis precisaram ser evacuados da própria residência na madrugada desta terça-feira (6) devido ao vazamento de gás cloro de um cilindro no quintal da residência.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar 3°BBM, foi necessário acionar a Companhia Ambiental de Operações com Produtos Perigosos (CAOPP) da corporação. A equipe especializada conseguiu conter o vazamento utilizando um kit específico para cloro. Após verificar a integridade do cilindro, o vazamento foi controlado com sucesso.
Após a contenção do gás, a área foi isolada até que uma empresa responsável pudesse recolher o material de forma segura. O Corpo de Bombeiros informou que, apesar do incidente, não houve feridos.
Sobre o produto químico
O gás cloro é altamente prejudicial na forma pura e já foi empregado como arma durante a Primeira Guerra Mundial. Segundo especialistas, a inalação do produto químico em concentrações elevadas pode ser letal. No entanto, quando processado, o cloro pode ser transformado em derivados amplamente utilizados em produtos do cotidiano.
Acidente com gás cloro na Jordânia
O gás cloro, conhecido por ser extremamente tóxico e utilizado como arma química, causou a morte de 13 pessoas e deixou mais de 200 feridos em junho de 2022 em um acidente na Jordânia. O acidente aconteceu após um tanque de armazenamento do produto químico cair de um guincho e bater no convés de um navio no porto de Aqaba. O tanque continha 25 toneladas de gás cloro, que seria exportado para Djibuti, na África.