Offline
MENU
Nutricionista explica o impacto de panetones e pães fermentados no bafômetro e dá orientações práticas
Saúde
Publicado em 20/12/2024

O Detran-GO realizou recentemente uma ação educativa que gerou ampla repercussão: em um experimento, foi demonstrado que consumir panetone pode levar a resultados positivos em testes de bafômetro, mesmo que o álcool presente seja apenas residual.

No teste, o presidente do órgão, Delegado Waldir, e uma apresentadora registraram valores de 0,23 mg/L e 0,12 mg/L, respectivamente, logo após consumirem fatias do doce. Contudo, após beberem água e aguardarem alguns minutos, os testes indicaram 0 mg/L, reforçando que o álcool detectado não era resultado de absorção pelo organismo. 

 

Segundo Carol, esses alimentos produzem pequenas quantidades de álcool durante o processo de fermentação, mas isso não causa nenhum problema (Foto: Reprodução)

 

A nutricionista esclarece

A nutricionista Carol Brito explica que o consumo de alimentos fermentados, como panetone e pães, pode gerar álcool bucal temporário, influenciando testes de bafômetro. Ela esclareceu o fenômeno e ofereceu orientações para evitar mal-entendidos, destacando que o álcool detectado nesses casos não é absorvido pelo organismo e desaparece rapidamente com medidas simples de higiene. 

“O açúcar presente em alimentos fermentados, como panetones e pães, pode ser transformado em álcool pelas leveduras que realizam a fermentação. Esse álcool é residual, permanecendo apenas na boca, e não vai para os pulmões ou para a corrente sanguínea”, explicou Carol. 

Segundo a nutricionista, o álcool bucal desaparece em poucos minutos, normalmente entre dois a cinco, especialmente após ações simples como escovar os dentes ou beber água.

“Diferente do álcool de bebidas alcoólicas, que é absorvido pelo organismo e detectado nos pulmões, o álcool bucal é temporário e não oferece riscos à saúde ou à segurança de quem consome esses alimentos de forma equilibrada”, afirmou. 

 

 

Carol destacou que o consumo moderado de alimentos fermentados não interfere em dietas com restrição de álcool e tampouco traz prejuízos à saúde. “Esses alimentos produzem pequenas quantidades de álcool durante o processo de fermentação, mas isso não causa nenhum problema, mesmo para pessoas que têm restrições médicas ou pessoais ao consumo de álcool”, disse.

Ela também alertou contra possíveis interpretações equivocadas sobre o tema.

“Há um risco de a mídia ou as redes sociais promoverem um ‘terrorismo nutricional’, sugerindo que alimentos como panetones são vilões. É importante esclarecer que, quando consumidos com moderação, esses alimentos não têm impacto negativo”, reforçou Carol. 

Para motoristas que consomem alimentos fermentados e precisam realizar testes de bafômetro, a recomendação é simples: garantir a higiene bucal antes do teste. Escovar os dentes, realizar bochechos com água ou mesmo beber um pouco de água são medidas eficazes para dissipar rapidamente o álcool bucal e evitar resultados equivocados.

 

- Victor Santos

- Foto: Reprodução

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online