O atraso no pagamento do Lote 4 do Fundo Municipal de Cultura (FMC) de Anápolis tem causado preocupação entre artistas e produtores culturais, que alertam para o impacto na execução de 16 projetos previstos para 2025. Apesar das tentativas de diálogo com a prefeitura, até o momento não houve posicionamento oficial sobre a situação.
Os proponentes afirmam que os pagamentos já estão empenhados e liquidados, mas não foram realizados. "Tentamos contato com a Secretaria de Integração e recebemos respostas que acalmaram momentaneamente as preocupações, mas não houve cumprimento. Estamos nos organizando como classe para envolver a população nessa conversa", afirmou Wendy Silva, proponente do FMC.
O atraso compromete não apenas o cronograma dos projetos, mas também iniciativas sociais e educacionais atreladas à produção artística local. "O Fundo Municipal de Cultura existe para viabilizar a produção artística. Isso tem consequências para toda a cena cultural da cidade, como eventos, oficinas e ações educativas", destacou Ana Clara Dafico, também proponente do FMC.
Projetos como o "Balé para Todos", da produtora cultural Lara Reis, estão entre os mais prejudicados. "É uma iniciação ao balé para crianças de escolas públicas. Sem o pagamento, ele fica paralisado, tirando a oportunidade dessas crianças de terem acesso a uma arte que, por muito tempo, foi elitizada", explicou Lara.
Mobilização dos artistas
Diante da falta de resposta, os artistas estão se mobilizando para buscar alternativas e pressionar pela liberação dos pagamentos. Eles destacam que o problema afeta uma ampla cadeia produtiva, envolvendo mais de cem trabalhadores culturais e milhares de beneficiários indiretos.
"Estamos buscando diálogo com a prefeitura, mas, caso não haja avanço, poderemos recorrer ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas, porque é um direito nosso. Os pagamentos estão dentro do orçamento da gestão atual e precisam ser realizados", reforçou Ana Clara.
Apesar de avanços na cultura durante a atual gestão, como o aumento do orçamento do FMC, os artistas alertam que o atraso no Lote 4 pode manchar o legado deixado. "Os lotes 1, 2 e 3 já foram pagos. Apenas o Lote 4 segue em atraso, comprometendo 16 projetos", concluiu Wendy.
Nota da prefeitura
Em nota a Secretária de Integração Social, esporte e cultura informou que a quarta parcela do Fundo Municipal de Cultura será devidamente executada no exercício do ano de 2024. Possivelmente na próxima quarta-feira (25).
* Matéria atualizada para dar nota da prefeitura às 15h36 - 18/12/2024.
- Victor Santos
- Foto: Arquivo/ Pref. de Anápolis