Offline
MENU
Dengue: Saiba quais unidades estarão disponíveis para tratamento exclusivo da doença em Anápolis
05/02/2024 15:52 em Saúde

A prefeitura de Anápolis anunciou na última sexta-feira (2) que a cidade deverá contar com unidades especificas para o atendimento de pacientes com dengue. A ação acontece devido ao aumento nos casos de dengue em todo estado de Goiás. Ao todo, serão seis unidades de referência para o atendimento dos pacientes:

- Unidade de Saúde da Família Bairro de Lourdes;

- Unidade de Saúde da Família Vila União;

- Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Norte;

- Unidade Básica de Saúde (UBS) Filostro Machado;

- Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Iracema;

- e Unidade do Residencial Leblon.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Anápolis (SEMUSA) nos bairros de Lourdes, Vila União, Vila Norte e Filostro Machado as unidades funcionarão de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. No Parque Iracema o funcionamento será todos os dias, das 7h às 22h. Já unidade do Residencial Leblon, deverá ser um centro de hidratação com 35 leitos e funcionará 24h.

______________________________________________________________________________________________________

Está gostanda das notícias no Portal da Rádio Arrojado Web?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

______________________________________________________________________________________________________


Logística para atendimento

De acordo com o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, para evitar superlotação nas unidades, serão disponibilizadas duas vans para transportar pacientes com quadros leves das UPAs para as unidades básicas de referência.

Já no quesito de conscientizar, de acordo com o chefe do executivo, durante um mês às quintas-feiras, todos os servidores da Prefeitura de Anápolis estarão nas ruas para conscientização da população. Segundo Roberto naves, a intenção não é multar, criticar ou punir, más conscientizar os cidadãos a combater o foco do mosquito.

Exames

De acordo com o SEMUSA, o paciente que precisar realizar exames também poderá solicitar agendamentos através do ZAP da Prefeitura na opção “Serviços da Saúde>Dengue-Agendamento de exame”. O acesso retornará prontamente com local e horário de realização.

O canal pode ser acessado através do site da Prefeitura Municipal ou pelo telefone (62) 3902-2882. Além disso, a população pode solicitar mais informações sobre a dengue também pelo canal, onde será criado o Dengue-Denúncia.

Estado de emergência em Goiás

Goiás decretou situação de emergência na sexta-feira (2). A situação é imposta quando o número de casos se mantém acima do limite tolerado por quatro semanas consecutivas. De acordo com o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível dos Reis, o decreto facilita o recebimento de recursos disponibilizados pelo Ministério da Saúde e oferece maior agilidade nas compras e na contratação de mão de obra para atender às demandas do momento de crise.

Segundo o secretário, o decreto tem validade de 180 dias, mas permanecerá em vigor enquanto perdurar a crise epidêmica.

Estatísticas

Dados da secretaria revelam um aumento de 37% nos números de casos e mortes em 2024 em comparação ao mesmo período de 2023. No ano anterior, foram registradas 17.453 notificações, com 10.193 casos confirmados. Já neste ano, até o momento, já foram notificados 23.951 casos, com 13.490 confirmados. Destaca-se que esses números correspondem apenas às seis primeiras semanas dos anos mencionados.

Até o momento, dois óbitos foram confirmados, sendo um deles o de uma adolescente de 16 anos em Uruaçu, no norte do Estado, e o outro em Águas Lindas de Goiás. No entanto, existem suspeitas de mortes em mais 19 cidades, onde os casos estão sob análise.

  • Foto: Reprodução/ Shutterstock
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!