Neste ano, 2.208.932 estudantes estão aptos a participar do Sisu em 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 terminam nesta quinta-feira (25), às 23h59 (horário de Brasília). Alunos interessados em ingressar em universidades públicas deverão conferir a classificação no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e escolher duas opções de curso enquanto há tempo.
Todos os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever no Sisu e optar por concorrer às vagas em dois cursos. Em exceção somente, os da condição de treineiro e os que zeraram a prova de redação.
Ao acessarem o portal, automaticamente são classificados de acordo com a média da nota do Enem, nas vagas disponibilizadas pelas universidades e os institutos federais. O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza a nota de corte parcial, por escolha de curso, que é a pontuação do último classificado no total das vagas ofertadas. Essa nota e a classificação dos candidatos oscilam conforme os inscritos e as novas inscrições.
A classificação também obedece à reserva de vagas, prevista na nova Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino, aos candidatos elegíveis que não se classificarem nas vagas de ampla concorrência.
Quantidade de inscrições
Até a noite de desta quarta-feira (24), 1.156.941 pessoas já estavam inscritas, ocupando 2.196.597 classificações. Este ano, 2.208.932 estudantes estão aptos a participar do Sisu, que oferece 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, em 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.
Resultado
O resultado final do Sisu deverá ser divulgado no dia 30 de janeiro e servirá para vagas em cursos com início das aulas previsto para o primeiro e o segundo semestres deste ano. Nessa data também terá início o período de manifestação de interesse pela lista de espera, por candidatos não classificados, até o dia 7 de fevereiro. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas ao longo de todo o ano.
- Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil