Página Inicial /
Vídeos /
Panetone no bafômetro: Detran-GO faz teste educativo e alerta sobre álcool e direção
Panetone no bafômetro: Detran-GO faz teste educativo e alerta sobre álcool e direção
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) realizou uma ação educativa inusitada ao testar o bafômetro após o consumo de panetone. O resultado indicou a presença de álcool na boca, gerando uma simulação bem-humorada para conscientizar os motoristas sobre os riscos da combinação entre álcool e direção. A demonstração foi divulgada na segunda-feira (16).
Ao comer uma fatia de panetone e soprar o bafômetro, o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, obteve um resultado positivo para teor alcoólico de 0,23 mg/L de ar expelido. Esse valor equivale a uma infração administrativa por condução sob efeito de álcool, que possui limite de até 0,34 mg/L. Igual ou acima desse limite, a punição passa a ser criminal, podendo resultar em prisão.
Segundo o Detran-GO, o teste mostrou que o açúcar presente no panetone pode gerar álcool bucal, suficiente para resultar em um teste positivo no bafômetro. No entanto, o órgão esclareceu que esse tipo de álcool não chega aos pulmões e não representa consumo de bebida alcoólica. Mesmo assim, em situações reais, esse resultado poderia acarretar penalidades severas, como multa, suspensão da CNH e até prisão.
A ação teve como objetivo principal alertar a população e os agentes de trânsito sobre a segurança nas estradas, especialmente diante do aumento de casos de motoristas alcoolizados. Só neste ano, foram registradas 18 mortes no estado associadas à condução sob efeito de álcool.
“Fez-se essa demonstração apenas para mostrar ao cidadão e alertar sobre o perigo da combinação álcool e direção”, destacou Waldir Soares de Oliveira, presidente do Detran-GO.
A iniciativa segue ações similares realizadas anteriormente, como o teste com pão, e reforça a importância da conscientização no trânsito, especialmente no período de festas, quando o consumo de alimentos e bebidas é intensificado.
Motorista fique tranquilo
Segundo o Detran-GO, o álcool presente no alimento não é absorvido pelo organismo e fica somente na boca. Então, depois de dois minutinhos ele já não aparecerá no teste do etilômetro.
O Detran-GO lançou essa trend apenas para chamar a sua atenção para que não misture álcool e direção. O panetone está liberado, mas se beber não dirija.
Comentários
Comentário enviado com sucesso!